Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Brasilia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

PMDF reforça segurança para o Carnaval 2026 em Brasília

10 de fevereiro de 2026
Compartilhar

A Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF) anunciou o reforço no policiamento durante o Carnaval 2026, com emprego diário de efetivos em todo o Distrito Federal. A operação, que não compromete o policiamento de rotina, ocorrerá em múltiplas camadas de segurança, desde o início dos eventos até a dispersão do público, nas áreas de maior concentração de foliões no Plano Piloto e demais regiões administrativas.
O planejamento teve início antes da virada do ano de 2025 para 2026, com foco na identificação de riscos, análise de dados e briefings envolvendo cerca de 200 oficiais. “É importante ressaltar que a Operação Carnaval é um evento à parte e não compromete o policiamento de rotina”, explica o chefe do Departamento de Operações da corporação, coronel Wesley Santos.
Os policiais atuarão a pé, motorizado e especializado, com unidades como Patamo, Rotam, Policiamento Montado e Batalhão de Policiamento com Cães (BPCães). Haverá linhas de revista para retirar armas brancas, drogas, armas de fogo e munições das áreas centrais e territórios carnavalescos. O policiamento também será intensificado em estações do metrô e na Rodoviária do Plano Piloto, em parceria com órgãos de mobilidade urbana.
Uma novidade é a Sala Lilás Itinerante, espaço de atendimento humanizado para vítimas de violência de gênero. Integrada à operação, a iniciativa conta com equipes do Policiamento de Prevenção Orientada à Violência Doméstica (Provid), capacitadas para acolhimento, orientação e encaminhamento, em articulação com outros órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF). A medida visa promover ações preventivas, estimular denúncias e fortalecer a rede de proteção às mulheres durante as festividades.
A operação ainda incorpora tecnologias avançadas, como drones equipados com câmeras termais e transmissão em tempo real, além de sistemas integrados para identificação de pessoas com mandados de prisão em aberto, via parceria com a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) e o Sentinela Candanga. Essas ferramentas permitirão ações rápidas na captura de foragidos, especialmente nas áreas centrais de Brasília e regiões administrativas.
“Estamos mobilizando um grande esforço operacional, com efetivo ampliado, uso intensivo de tecnologia e planejamento antecipado orientado por dados, para que toda a população do Distrito Federal possa aproveitar o Carnaval com tranquilidade, segurança e respeito”, concluiu o coronel Wesley Santos.

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Bloco das Montadas crava bandeira da diversidade no coração do poder político em Brasília

11 de fevereiro de 2026
Governo

MMA participa do Carnapatinhas com serviços gratuitos para cães em Brasília

11 de fevereiro de 2026

Creche no Park Way, em Brasília, enfrenta interdição e denúncias de escorpiões

11 de fevereiro de 2026
Governo

Inscrições abertas para curso de coagulopatias hereditárias no DF

11 de fevereiro de 2026
Governo

“Mansão do lobby” da Fictor mirou CPI do INSS e Itaipu em Brasília, diz jornal

11 de fevereiro de 2026
Governo

Briga do chiclete em Brasília: TSI e reclassificação penal sem ficções

11 de fevereiro de 2026
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia