Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Brasilia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Manaus

Obra sem licença no Centro de Manaus é embargada

22 de março de 2024
Compartilhar

Descumprindo embargo municipal da Prefeitura de Manaus e federal do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o proprietário de um imóvel, localizado na poligonal do centro histórico, demoliu completamente a fachada e o interior do lote em clara desconformidade à legislação vigente e às sanções em vigor. A obra é irregular e sem licença e foi novamente multada e sofreu interdição, na avenida Joaquim Nabuco, nº 205, sendo uma unidade de preservação de interesse de 2° grau, conforme o decreto municipal 7.176/04.

Durante o monitoramento de rotina da equipe do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) nesta quinta-feira, 22/3, foi identificado o grande dano ao patrimônio da cidade e uma ação fiscal foi realizada no local, com aplicação de multa e interdição. A Gerência de Patrimônio Histórico (GPH) acionou a fiscalização, que foi ao espaço e constatou a irregularidade.

Ao longo da fiscalização, foi constatado ainda que o imóvel ao lado, nº 213, também sofreu demolições no seu volume construído internamente, ficando apenas a fachada. Neste caso, o Implurb fez a interdição e aplicou multa. Esta segunda edificação também está listada como sendo uma unidade de preservação de interesse de 2° grau.

Para a arquiteta e urbanista Landa Bernardo, gerente de Patrimônio Histórico do instituto, o licenciamento para obras é imprescindível, devendo seguir orientações do Plano Diretor e as normativas patrimoniais, no caso do centro histórico, as estabelecidas para o polígono de preservação.

“As medidas fiscais e de monitoramento foram realizadas dando sequência ao embargo anterior, com o intuito de verificar se a obra estava paralisada. Todas as ações administrativas do poder público foram feitas, mas o proprietário não atendeu e continuou com a ação de demolição total do bem, ficando sujeito a novas sanções. Estamos atuando dentro da lei e também acionamos o Iphan para fazer a ação neste caso, já que ambos os imóveis estão dentro da poligonal federal”, afirmou Landa.

Histórico

Desde as primeiras ações realizadas no ano passado, o proprietário não havia atendido as notificações de interdição, para que a construção não avançasse sem a devida regularização. O embargo do Iphan tem como base o art. 18 do decreto-lei 25/1937, além da portaria 187/2010, que regulamenta a fiscalização de bens tombados e respectivas áreas de entorno.

O proprietário deveria ter permanecido com a obra paralisada até sua devida regularização junto aos órgãos de licenciamento. Mas, ao contrário da legislação e das sanções, o dono do imóvel agravou a situação e realizou a demolição completa da fachada e do lote.

Denúncias

Denúncias sobre obras irregulares, obstruções de logradouro, invasão de área pública e afins são atendidas pelo número do Disque Ordem, o (92) 3673-9305 ou o 161, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos e, por e-mail, para o disquedenuncia.implurb@manaus.am.gov.br

As fiscalizações são realizadas pelas gerências da Divisão de Controle (Dicon), de Obras (GFO) e de Postura (GFP), por meio de denúncias, demandas de órgãos municipais e estaduais, e rota diária da equipe de fiscais nas ruas.

— — —

Texto – Claudia do Valle / Implurb

Fotos – Divulgação / Implurb

Assuntos Prefeitura de Manaus
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Manaus

Prefeito David Almeida entrega novos veículos e reforça compromisso com a limpeza urbana e o meio ambiente em Manaus

17 de abril de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus inicia recuperação de área comprometida pelo grande volume das águas da chuva no bairro Parque 10

17 de abril de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida entrega 5 mil tambaquis no bairro Compensa e reforça segurança alimentar com distribuição de 120 toneladas de peixes em Manaus

17 de abril de 2025
Manaus

Prefeitura de Manaus amplia rede de diagnóstico para malária na zona urbana

17 de abril de 2025
Manaus

Em obra noturna, Prefeitura de Manaus recupera rede de drenagem profunda no bairro Parque 10

17 de abril de 2025
Manaus

Prefeito David Almeida reforça compromisso da gestão com a população após fim da greve dos rodoviários

16 de abril de 2025
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia