O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) participa neste domingo (15 de fevereiro) do evento Carnapatinhas, oferecendo serviços gratuitos de microchipagem, vacinação e registro de cães por meio do Sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos (SinPatinhas). A ação ocorre das 14h às 18h, no Setor Comercial Sul, na área interna da Estação Galeria do Metrô, em Brasília (DF).
Voltada à promoção da proteção e do bem-estar animal, a iniciativa integra a programação oficial do bloco infantil Carnapati 2026, em comemoração aos 35 anos do Espaço Cultural Mapati. Os atendimentos são destinados exclusivamente a cães e realizados conforme demanda, com cadastro prévio dos animais pelos tutores no SinPatinhas.
A ação conta com o apoio da Diretoria de Vigilância Ambiental (Dival) e da Universidade de Brasília (UnB), em conjunto com o Departamento de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA. O microchip serve como identificação permanente do animal, facilitando sua localização em casos de perda e contribuindo para o enfrentamento do abandono.
Segundo a diretora de Proteção, Defesa e Direitos Animais do MMA, Vanessa Negrini, “o SinPatinhas é uma política pública estruturante para o enfrentamento do abandono, a promoção da guarda responsável e o planejamento de ações como castração, vacinação e atendimento veterinário. Levar esse serviço para um evento popular como o Carnapatinhas reforça o compromisso do Governo do Brasil com políticas que chegam diretamente à população”.
Além dos atendimentos veterinários, o evento inclui feira de adoção responsável com animais previamente vacinados e castrados por organizações parceiras, além de atividades educativas voltadas ao público infantil, reforçando a importância da guarda responsável e do respeito a cães e gatos.
Com apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal, o Carnapatinhas foi planejado com medidas para garantir o bem-estar animal, como controle do volume sonoro e cuidados para evitar estresse, promovendo convivência segura em espaços públicos.
Parte do Programa Nacional de Proteção e Manejo Populacional Ético de Cães e Gatos (ProPatinhas), o SinPatinhas permite o registro gratuito de cães e gatos por tutores, organizações da sociedade civil, estados e municípios. Lançado em abril de 2025 no Palácio do Planalto, com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva e da primeira-dama Janja da Silva, o sistema atribui a cada animal um número de identificação único, válido nacionalmente – o RG Animal –, que inclui um QR Code fixável na coleira para facilitar a localização em caso de perda.
O SinPatinhas também possibilita o acompanhamento da destinação de recursos federais para ações relacionadas, promovendo transparência nos gastos públicos. Até o momento, 1.043.875 animais domésticos foram registrados na plataforma, sendo 654.145 cães e 389.730 gatos. As informações foram retiradas do Governo Federal.
