Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Brasilia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Governo

Flávio assume gabinete de Bolsonaro em Brasília e avança no PL

22 de fevereiro de 2026
Compartilhar

Senador ocupará sala usada pelo ex-presidente na sede do partido e inicia nova fase da pré-campanha ao Planalto
O senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) passará a despachar do gabinete que era ocupado por seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), na sede nacional do PL (Partido Liberal), em Brasília. Aliados tratam a mudança como o início de uma nova etapa da pré-campanha do congressista ao Palácio do Planalto.

A sala fica no 9º andar do Complexo Brasil 21, no centro da capital federal. O espaço estava desocupado desde a prisão domiciliar de Bolsonaro, decretada em agosto pelo ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Alexandre de Moraes. Em novembro, o ex-presidente começou a cumprir a pena de 27 anos de prisão por tentativa de golpe de Estado em regime fechado.

Dentro do partido, a ocupação do gabinete é vista como um gesto simbólico. Integrantes da cúpula do PL avaliam que Flávio consolida sua condição de herdeiro político do bolsonarismo e de pré-candidato oficial da legenda à Presidência.
O gabinete fica acima da sala da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro, presidente do PL Mulher. Michelle foi apontada por aliados como possível alternativa eleitoral após a inelegibilidade de Jair Bolsonaro, mas acabou preterida no processo de definição do nome do partido e teve indicação de Bolsonaro para disputar uma vaga no Senado pelo Distrito Federal. 
publicidade

publicidade

FLÁVIO NAS PESQUISAS
Na disputa entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Flávio pelo apoio de governadores nas eleições presidenciais, o petista sai na frente com mais gestores locais ao seu lado, mas o filho do ex-presidente conta com o apoio de Estados que concentram um número maior de eleitores.
Lula tem, até agora, o apoio de 12 governadores, que estão à frente de Estados com um total de 52,7 milhões de eleitores. Flávio conta, por enquanto, com o respaldo de 5 governadores que comandam 58,3 milhões de eleitores. Todos os 5 têm taxas de aprovação acima de 50% para suas administrações. No caso de Lula, 9 dos 12 governadores pontuam mais de 50% na aprovação de seus governos.
O mapeamento, feito pelo Poder360, mostra que o atual presidente parte na frente no número de governadores que devem apoiar a sua candidatura. Mas o campo bolsonarista avança em colégios eleitorais maiores.
publicidade

publicidade

No 2º turno, porém, a tendência é que Flávio consolide mais apoios nos Estados, chegando a 13 governadores. Lula, candidato único da esquerda, manteria os mesmos 12. Dois governadores não deram indicação de apoios no 2º turno: Eduardo Leite (PSD), do Rio Grande do Sul, e Gladson Cameli (PP), do Acre. O 1º ainda pleiteia a vaga de candidato a presidente. O 2º tem se dedicado a responder processos na Justiça e evita se posicionar nacionalmente.
Flávio Bolsonaro tem palanque confirmado em 5 Estados: Distrito Federal, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo –este último o maior colégio eleitoral do país, governado por Tarcísio de Freitas (Republicanos), principal nome do campo conservador à frente de um governo estadual. Seu nome ainda é especulado para a disputa presidencial.
Outros 8 Estados têm governadores com tendência a apoiar Flávio, mas sem posição formalmente declarada: Amazonas, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Rondônia, Roraima, Goiás, Paraná e Tocantins. Aliados de Flávio afirmam que as conversas para fechar palanques e apoios ainda estão em andamento.

publicidade

Assuntos Governo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Governo

Flávio assume gabinete de Bolsonaro em Brasília e avança no PL

22 de fevereiro de 2026
Governo

Brasília se consolida como polo de grandes eventos esportivos

22 de fevereiro de 2026
Governo

Gatos são resgatados de apartamento atingido por incêndio em Brasília

22 de fevereiro de 2026
Governo

Governo do Estado divulga edital para participar de evento em Brasília

22 de fevereiro de 2026
Governo

Painéis Poéticos retornam à fachada da Biblioteca Demonstrativa de Brasília

22 de fevereiro de 2026
Governo

Banco de Brasília confirma proposta do DF para capitalização

21 de fevereiro de 2026
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia