Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Brasilia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Fevereiro Roxo e Laranja: campanhas da Aleam alertam e promovem a conscientização sobre doenças crônicas

5 de fevereiro de 2024
Compartilhar

No segundo mês do ano, as cores roxa e laranja ganham destaque com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção, diagnóstico e combate de doenças crônicas. A cor roxa foi escolhida para conscientização sobre Lúpus; Fibromialgia e Mal de Alzheimer. Já a cor laranja foi incluída na campanha para sensbilizar sobre um dos tipos mais graves de câncer, a leucemia, e a importância da doação de medula óssea.

A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) produz leis que contribuem na prevenção, combate e alertam para a necessidade do diagnóstico precoce destas doenças. A Lei nº 5.641/2021, da deputada Alessandra Campêlo (Podemos), estabeleceu o “Fevereiro Laranja” no Estado. A leucemia é uma doença maligna dos glóbulos brancos, geralmente, de origem desconhecida. Tem como principal característica o acúmulo de células doentes na medula óssea, que substituem as células sanguíneas normais.

O diretor de Saúde da Aleam, médico Arnoldo Andrade, explica que a cura dessa doença está diretamente ligada à doação de medula óssea. “A compatibilidade é de 1 em 100 mil, por isso ampliar o número de doadores aumenta a possibilidade de encontrar medulas (doadores) compatíveis”, explica Andrade.

Nesse sentido, a Lei nº 4.525/2017, do deputado Sinésio Campos (PT), concede dispensa de ponto e dia de descanso ao servidor público estadual, no cadastramento e doação de medula óssea.

A Lei nº 5.666/2021, da Dra. Mayara Pinheiro (Republicanos), institui a Semana Estadual de Conscientização da Importância da Doação de Medula Óssea, com a realização de seminários, ciclos, palestras, eventos e demais ações educativas alusivas ao tema.

Para doar, basta estar saudável, ter entre 18 e 35 anos e procurar um hemocentro munido de documento oficial com foto.

“A coleta de 5 mililitros de sangue é suficiente para identificar as características genéticas que serão cruzadas com os dados de pacientes que necessitam de doação”, detalha o diretor Arnoldo, explicando que se o doador for compatível com algum paciente outros exames são feitos.

Fevereiro Roxo
 
Alzheimer, fibromialgia e lúpus são doenças crônicas que não têm cura, por isso a campanha “Fevereiro Roxo” busca conscientizar que, mesmo sem cura, existe qualidade de vida para os pacientes.

Existem formas de controlar e retardar sintomas. Existem também tratamentos que permitem que o paciente conviva com as enfermidades, aponta o diretor Andrade, destacando que o diagnóstico precoce é o melhor caminho para retardar e controlar sintomas.

Em relação ao alzheimer, a Casa Legislativa possui diversas leis, como as nº 6.475/2023 e 6.324/2023, apresentadas pelo presidente da Aleam, Roberto Cidade (UB). A primeira institui o “Setembro Roxo”, mês de conscientização a respeito da Doença de Alzheimer. A segunda estabelece diretrizes de enfrentamento ao alzheimer e enfermidade mentais no Estado.

A doença de alzheimer é a causa mais comum de demência, sendo um transtorno neurodegenerativo progressivo, que se manifesta por deterioração das funções cognitivas e da memória, comprometimento progressivo das atividades cotidianas, uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais. Um dos primeiros sintomas, e o mais característico, é a perda de memória recente.

A fibromialgia é uma condição que se caracteriza por dor muscular generalizada e crônica, mas que não apresenta evidência de inflamação nos locais de dor. Ela é acompanhada de sintomas típicos, como sono não reparador e cansaço. Pode haver também distúrbios do humor como ansiedade e depressão, e muitos pacientes queixam-se de alterações da concentração e de memória, segundo os especialistas.

A Lei nº 5.783/2022, da deputada Joana Darc (UB), institui as diretrizes às ações informativas e paliativas sobre a fibromialgia. A Aleam também produziu a Lei nº 6.540/2023, criando a política estadual de atendimento e acompanhamento aos pacientes com diagnóstico da Síndrome da Fibromialgia. Essa legislação teve autoria dos deputados Rozenha (PMB), Cabo Maciel (PL), Joana Darc, Mayra Dias (Avante) e Roberto Cidade.

Os pacientes com o diagnóstico de lúpus são beneficiados com a Lei nº 6.740/2024, da deputada Dra. Mayara, que estabelece atendimento prioritário nos hospitais, ambulatórios ou unidades de saúde das redes de saúde pública e privada no Amazonas.

Outra lei é a de número 5.868/2022, que cria a campanha estadual de conscientização e orientação ao lúpus. Esta lei é de autoria da deputada Joana Darc.

O lúpus é uma doença autoimune crônica, que faz com que o corpo produza mais anticorpos que o necessário para mantê-lo em pleno funcionamento.

Os anticorpos em excesso passam a atacar as células, causando inflamações nos rins, pulmões, coração, pele, articulações e até no sistema nervoso.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Roberto Cidade cobra explicação da Eletrobras após empresa ameaçar moradores da Vila de Balbina com perda das moradias

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso acompanha envio de ajuda humanitária do Governo do Estado para municípios afetados pela cheia do Madeira

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Líder do Governo celebra reajuste e reforça compromisso com a valorização da segurança pública

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan parabeniza a tropa pela concessão da data-base das forças de segurança

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja

16 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Diretoria de Assistência Social reúne expositores para orientações sobre o Bazar do Dia das Mães

16 de abril de 2025
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia