Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Brasilia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Escolas estaduais recebem o projeto ‘Cidadão de Berço’ voltado às crianças do ensino fundamental

12 de abril de 2024
Compartilhar

A Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi, localizada no bairro Colônia Oliveira Machado, e a Escola Estadual Wilma Gerber, no bairro Cidade de Deus, foram as primeiras a receberem, na segunda (8/4), o “Cidadão de Berço”, projeto voltado aos estudantes do 1º ano do ensino fundamental, com a finalidade de estabelecer um caminho de base para percepção dos valores cívicos, políticos e democráticos na infância.
O projeto “Cidadão de Berço é realizado pela Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), por meio da Escola do Legislativo Senador José Lindoso, em parceria com a Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar (Seduc). As atividades do “Cidadão de Berço” continuarão na próxima semana (15/4), nas mesmas instituições: Escola Estadual de Tempo Integral Roxana Pereira Bonessi e a Escola Estadual Wilma Gerber. No último encontro, as turmas visitarão o plenário Ruy Araújo, localizado na sede da Aleam.
O trabalho, desenvolvido pela Gerência de Educação Cidadã e coordenado pela professora Josy Kelly Martins, envolve crianças em diálogos que permitam construir conceitos e ideais de cidadania, política e democracia.
“A meta do projeto é participar da formação cidadã e política das crianças ainda no primeiro ano do ensino fundamental, envolvendo-as em atividades lúdicas para que elas mesmas construam conceitos a respeito da política, livres de preconceitos que tanto colaboram para uma cultura de rejeição ao tema”, comentou Josy Kelly.
Josy explicou que, primeiramente, está sendo abordado, nas escolas, o conceito de comunidade e o efeito que o individual pode fazer no coletivo, por meio de respeito, solidariedade e senso de bem comum.
“Trabalhamos a questão das regras para uma boa convivência em sala de aula, como não empurrar e agredir o colega, não pegar o material do outro sem pedir, não jogar lixo no chão, fazer silêncio, entre outros. Somente depois começamos a adentrar o mundo político”, explicou.
O projeto será desenvolvido em seis encontros. Cinco presenciais na sala de aula da escola escolhida e o último nas dependências da Aleam, onde os representantes eleitos por cada turma entregarão, aos deputados da Casa, a carta “Mais amor aqui”.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Roberto Cidade cobra explicação da Eletrobras após empresa ameaçar moradores da Vila de Balbina com perda das moradias

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso acompanha envio de ajuda humanitária do Governo do Estado para municípios afetados pela cheia do Madeira

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Líder do Governo celebra reajuste e reforça compromisso com a valorização da segurança pública

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan parabeniza a tropa pela concessão da data-base das forças de segurança

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja

16 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Diretoria de Assistência Social reúne expositores para orientações sobre o Bazar do Dia das Mães

16 de abril de 2025
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia