Peça publicitária está instalada na EPTG via que liga Taguatinga, Águas Claras e Ceilândia ao Plano Piloto; ex-primeira-dama e a deputada devem concorrer ao Senado em 2026
O PL instalou um outdoor com as imagens da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro e da deputada federal Bia Kicis (PL-DF) em Brasília. A peça faz referência ao 8 de Março, Dia Internacional da Mulher, e traz a frase “Fé para construir, Amor para transformar”.
O painel está na EPTG (Estrada Parque Taguatinga), na altura do shopping DF Plaza. A via é uma das principais ligações entre Taguatinga, Águas Claras e Ceilândia e o Plano Piloto.
Segundo o IPEDF (Instituto de Pesquisa e Estatística do Distrito Federal), Ceilândia é a região administrativa mais populosa do Distrito Federal, com cerca de 349 mil habitantes. Taguatinga tem aproximadamente 221 mil moradores, enquanto Águas Claras soma 161 mil.
No 2º turno das eleições de 2022, o então presidente Jair Bolsonaro (PL) teve desempenho expressivo nessas regiões administrativas do Distrito Federal. Em Taguatinga, obteve mais de 60% dos votos válidos; em Águas Claras, 60%; e mais de 60% em cada uma das 3 zonas eleitorais de Ceilândia, segundo dados do TSE (Tribunal Superior Eleitoral). O Distrito Federal foi a única unidade da Federação em que Bolsonaro venceu Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nos 2 turnos.
publicidade
publicidade
A peça publicitária destaca o PL Mulher, que é comandado por Michelle Bolsonaro. A ex-primeira-dama é cotada como possível candidata ao Senado pelo Distrito Federal em 2026.
Bia Kicis, que está em seu 2º mandato como deputada federal, deve disputar a reeleição ou concorrer ao Senado, a depender das definições internas do partido.
O outdoor não menciona diretamente eleições ou cargos em disputa.
publicidade
publicidade
CANDIDATURA DE MICHELLE
Na 5ª feira (12.fev), o senador e pré-candidato à Presidência Flávio Bolsonaro (PL-RJ) disse que Michelle é pré-candidata ao Senado pelo Distrito Federal. Em entrevista concedida ao programa Pânico Jovem Pan, o congressista afirmou que todos os integrantes do núcleo familiar de Bolsonaro disputarão as eleições deste ano, com exceção de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), que está nos EUA.
No sábado, Michelle disse receber “com carinho” as manifestações sobre possível candidatura ao Senado, mas afirmou que sua “prioridade” é cuidar de Bolsonaro, que está preso em uma Sala de Estado-Maior no Núcleo de Custódia da Polícia Militar do Distrito Federal, conhecido como Papudinha, desde 15 de janeiro.
“Recebo com carinho as manifestações do povo brasiliense que desejam que eu os represente em um cargo majoritário. Como tudo na minha vida, o meu futuro político eu entrego nas mãos de Deus. Digo novamente, com o coração em paz: a minha prioridade é e sempre será o meu marido e as minhas filhas”, declarou Michelle, em publicação em seu perfil no Instagram.
OUTDOORS EM ANO ELEITORAL
A legislação eleitoral estabelece que a propaganda eleitoral só é permitida a partir de 16 de agosto do ano da eleição. Antes desse período, manifestações públicas podem ser enquadradas como pré-campanha, desde que não haja pedido explícito de voto, conforme as regras definidas pelo TSE.
A Lei das Eleições (Lei nº 9.504/1997) proíbe o uso de outdoors para propaganda eleitoral, inclusive durante o período oficial de campanha. O artigo 39, §8º, veda esse tipo de meio publicitário e estabelece multa de R$ 5.000 a R$ 15.000, ou valor equivalente ao custo da divulgação, se este for maior.
publicidade
