Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Brasilia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

De autoria da deputada Mayra Dias, lei institui a Semana da Comunicação Não Violenta nas escolas

19 de fevereiro de 2024
Compartilhar

A recente aprovação da Lei nº 6.524, de autoria da deputada estadual Mayra Dias (Avante), estabelece um marco importante à promoção da cultura de paz e prevenção da violência no ambiente escolar no Amazonas. A legislação institui a criação da Semana da Comunicação Não Violenta (CNV), que deve ser realizada anualmente em instituições públicas e privadas, direcionada aos estudantes do ensino fundamental, médio e superior em licenciatura.

“A ‘Semana’ busca disseminar os valores e as práticas da Comunicação Não Violenta nas instituições de ensino, proporcionando aos estudantes e educadores a oportunidade de adquirir habilidades essenciais para lidar com suas emoções, conflitos e relacionamentos de forma saudável e construtiva. Estaremos sempre em busca de maneiras não invasivas na educação. Com esses passos, tornaremos os ambientes educacionais mais seguros para todos”, afirma a deputada Mayra Dias.

A lei estabelece que a Semana da Comunicação Não Violenta ocorrerá anualmente na semana do dia 5 de maio, em consonância com o Dia Nacional das Comunicações. Durante este período, as instituições de ensino serão incentivadas a promover atividades educativas e reflexivas, visando disseminar os princípios da Comunicação Não Violenta.

Profissionais como professores, pedagogos, coordenadores, gestores escolares, psicólogos, psicopedagogos e demais colaboradores serão envolvidos na realização da Semana da Comunicação Não Violenta. As atividades propostas podem incluir palestras, rodas de conversa, oficinas, painéis, apresentações culturais, exibição de filmes, atividades lúdicas, grupos de apoio, atendimentos com profissionais, entre outras ações que estimulem a compreensão e a prática da CNV.

Entre os objetivos estão o ensino dos quatro passos da CNV, que são a observação, sentimento, necessidade e pedido; promoção da harmonia nas relações interpessoais e intrapessoais; fortalecimento das noções de cidadania; convivência; comunicação e não violência, além de incentivar a pesquisa e o desenvolvimento de projetos sobre a temática.

O Poder Executivo Estadual poderá promover campanhas de divulgação e conscientização sobre a Semana da Comunicação Não Violenta, utilizando os meios de comunicação oficiais do Estado e estabelecendo parcerias com a sociedade civil organizada para ampliar o alcance das ações.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Roberto Cidade cobra explicação da Eletrobras após empresa ameaçar moradores da Vila de Balbina com perda das moradias

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso acompanha envio de ajuda humanitária do Governo do Estado para municípios afetados pela cheia do Madeira

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Líder do Governo celebra reajuste e reforça compromisso com a valorização da segurança pública

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan parabeniza a tropa pela concessão da data-base das forças de segurança

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja

16 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Diretoria de Assistência Social reúne expositores para orientações sobre o Bazar do Dia das Mães

16 de abril de 2025
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia