O presidente da CPMI do INSS, senador Carlos Viana (Podemos-MG), pediu ao ministro André Mendonça, relator do Caso Master no STF, que Daniel Vorcaro viaje a Brasília em um avião particular para prestar depoimento à comissão.
No ofício, ao qual a coluna teve acesso, Viana diz que a defesa de Vorcaro solicitou que o transporte do banqueiro seja feito em uma “aeronave particular de seus defendentes”, sem especificar de quem seria o avião.
Fechar modal.1 de 3Daniel Vorcaro, dono do Banco MasterReprodução/Internet2 de 3Daniel Vorcaro é solto em SPFraga Alves/Metrópoles3 de 3Senador Carlos Viana (Podemos-MG), presidente da CPMI do INSSHUGO BARRETO / METRÓPOLES
@hugobarretophoto
No documento, o presidente da CPMI informa ainda que a escolta do dono do Banco Master será feita pela Polícia do Senado Federal e questiona se Mendonça quer desginar policiais federais para auxiliar na escola.
“Solicito que Vossa Excelência: (i) que autorize o transporte do depoente para Brasília nos termos supra referenciados (aeronave particular dos defendentes, escolta pela Polícia do Senado Federal), designando, se conveniente for, representantes da Polícia Federal para auxiliar o cumprimento da escolta, ou outras medidas pertinentes; (ii) consigne que a custódia do depoente nas dependências do Congresso Nacional será da Polícia Legislativa do Senado Federal”, escreveu Viana no pedido.
A decisão de Mendonça sobre o pedido da CPMI
À coluna, fontes do gabinete de André Mendonça no Supremo informaram que o ministro deve decidir sobre o pedido da CPMI entre a quinta-feira (19/2) e a sexta-feira (20/2).
Leia também
Procurada, a assessoria de imprensa da defesa de Vorcaro não informou de quem seria o avião que o banqueiro pretende viajar a Brasília e limitou-se a dizer que não vai comentar o assunto.
Por ordem do STF, Vorcaro precisa permanecer em Belo Horizonte, onde vive monitorado com tornozeleira eletrônica. Ele só pode deixar a cidade com autorização do Supremo.
Até a semana passada, as decisões em relação ao banqueiro eram tomadas pelo ministro Dias Toffoli. André Mendonça assumiu a relatoria na véspera do Carnaval após Toffoli deixar o posto.
O depoimento de Vorcaro à CPMI do INSS está marcado para a segunda-feira (23/2). Na terça-feira (24/2), o banqueiro será ouviddo na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) da Casa.
