Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Brasilia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Estadual

Comissão de Geodiversidade da Aleam discute importância do gás natural em reunião técnica

19 de fevereiro de 2024
Compartilhar

Na sexta-feira (16/2), a Comissão de Geodiversidade, Recursos Hídricos, Minas, Gás, Energia e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), presidida pelo deputado Sinésio Campos (PT), promoveu reunião técnica com representantes da Secretaria de Energia, Mineração e Gás (Semig), do Serviço Geológico do Brasil e da empresa Eneva. O encontro discutiu sobre a relevância do gás natural, com ênfase nas perspectivas econômicas trazidas pela extração do recurso em Silves (distante de Manaus a 200 quilômetros), e o papel crucial na transição para uma matriz energética limpa.

“A Zona Franca, apesar da importância como modelo econômico, trouxe a concentração da atividade econômica à capital. Com isso, a população do interior teve que se deslocar à Manaus em busca de oportunidade. Atividades econômicas, como a extração do gás natural, são alternativas ao desenvolvimento do interior, como Silves. Apoiamos qualquer iniciativa que seja ambientalmente correta, socialmente justa e economicamente viável”, declarou Sinésio Campos.

A reunião técnica ocorreu após a Eneva anunciar a comercialização de dois novos campos de gás no município. A previsão é que os novos empreendimentos da Eneva gerem aproximadamente cinco mil empregos em Silves, que desponta como importante polo de extração, oferecendo oportunidades econômicas promissoras à população local.
 
Pontos discutidos
 
Um dos principais pontos discutidos foi o papel que o gás natural desempenha na transição energética, servindo como combustível mais limpo em comparação aos combustíveis fósseis tradicionais, como o carvão e o petróleo. Nas termelétricas, o uso do gás natural representa uma redução de 40% na emissão de CO₂, quando comparado com o diesel e o óleo combustível na produção de energia elétrica.

O evento teve a presença do secretário de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig); Ronney Peixoto; do secretário Executivo da Semig; Oziel Mineiro; do diretor de Exploração e Tecnologia de Baixo Carbono da Eneva, Frederico Miranda; do diretor de Relações Institucionais Norte da Eneva, Márcio Lira; do diretor de Relacionamento com Imprensa da Eneva, Marcos Paulo e do superintendente do Serviço Geológico do Brasil, Marcelo Motta.

Assuntos ALEAM, Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas. Legislativo
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Legislativo Estadual

Roberto Cidade cobra explicação da Eletrobras após empresa ameaçar moradores da Vila de Balbina com perda das moradias

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Adjuto Afonso acompanha envio de ajuda humanitária do Governo do Estado para municípios afetados pela cheia do Madeira

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Líder do Governo celebra reajuste e reforça compromisso com a valorização da segurança pública

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Comandante Dan parabeniza a tropa pela concessão da data-base das forças de segurança

17 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Em vistoria, Roberto Cidade cobra de DNIT ação efetiva para recuperação do Porto de Borba, que foi destruído por balsa de soja

16 de abril de 2025
Legislativo Estadual

Diretoria de Assistência Social reúne expositores para orientações sobre o Bazar do Dia das Mães

16 de abril de 2025
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia