O Centro Cultural TCU, em Brasília (DF), recebe desde o dia 11 de fevereiro a exposição “Transbordar o mundo: os olhares de Tarsila do Amaral”. A mostra apresenta ao público 63 obras de Tarsila do Amaral, uma das figuras centrais do modernismo brasileiro.
A exposição, inédita em Brasília, oferece panorama amplo da produção artística e intelectual da artista, incluindo obras emblemáticas como Operários, além de pinturas como São Paulo, Estrada de ferro Central do Brasil, Autorretrato I, Palmeiras, Floresta e o retrato de Mário de Andrade.
O projeto conta ainda com uma sala imersiva, que amplia a experiência do visitante por meio de projeções de trabalhos icônicos, como Abaporu, A Cuca e Antropofagia.
A exposição fica em cartaz até 10 de maio, com entrada gratuita. A programação inclui ainda ações educativas, visitas mediadas e oficinas voltadas a estudantes, professores e público em geral. O Centro Cultural funciona todos os dias, de segunda a domingo, das 9h às 18h.
Curadoria da exposição
A mostra é composta por quatro núcleos – estar no mundo, olhar o mundo, mergulho onírico e olhar o outro. Para a curadora da exposição, Karina Santiago, ter políticas públicas atuantes na cultura e na educação abre caminhos. “A partir daqui o público poderá compreender os diversos olhares de Tarsila e como ela transbordou o mundo. Essa realização é fruto do trabalho coletivo de curadoras, parceiros e instituições que acreditaram na importância de compartilhar esse legado”, afirmou.
A curadora da sala imersiva, Paola do Amaral Montenegro, destaca que a exposição possui um diálogo entre tradição e tecnologia na concepção do espaço, desenvolvido por equipe multidisciplinar em parceria com Juliana Miraldi. Paola é diretora da Tarsila S.A. e sobrinha-bisneta da artista.
“Foi uma sala criada por artistas, com respeito ao legado de Tarsila, pensada para possibilitar conexões únicas com sua obra. Como sobrinha-bisneta, é uma honra ver a força de sua produção atravessar gerações; como curadora, é um convite a um mergulho no Brasil imaginado e fantástico que ela criou”, disse.
Serviço: Transbordar o mundo: os olhares de Tarsila do Amaral | Centro Cultural TCU – Brasília
Quando: Até 10 de maio de 2026
Visitação: De segunda a domingo, das 9h às 18h
Onde: Centro Cultural TCU – Brasília/DF – Setor de Clubes Sul, Trecho 3
Entrada: Gratuita
*Com informações da SECOM TCU
