O Brasilia é um hatch desenvolvido pela Volkswagen do Brasil e foi enquadrado originalmente como uma perua, pagando assim menos impostos. Dessa forma, muitos consideram como ‘a Brasilia’. Seja como for, este clássico tem atraído cada vez mais a atenção de colecionadores.
VEJA TAMBÉM:
Por incrível que pareça, ainda é possível achar relíquias praticamente sem uso, como este lindo exemplar que a reportagem de AUTOO encontrou. É uma Volkswagen Brasilia 1979 equipada com motor 1.600 boxer a ar de dupla carburação, movido a gasolina, que só rodou 27 mil km.
Mas a surpresa vai além do pouco uso, pois é um clássico que foi cuidadosamente cuidado com os maiores rigores. Sua pintura bege sequer foi retocada nesses quase 50 anos. Todos os vidros, incluindo o para-brisa, são originais.
Receba notícias quentes sobre carros em seu WhatsApp! Clique no link e siga o Canal do AUTOO.
PLÁSTICOS NO BANCO
VW Brasília está em perfeito estado tanto por dentro quanto por fora, com todos os detalhes originais de fábrica Imagem: Reprodução/Garagem BrasilOutros detalhes que chamam a atenção estão na parte interna. O painel que sofre do problema crônico de trincas permanece intacto, assim como o nicho sem furos onde deveria ficar o rádio. As forrações de portas e carpete do assoalho parecem ter saído de uma fábrica de tecelagem. Aos mais exigentes, o colírio para os olhos está no banco do passageiro dianteiro, que ainda conta com plástico de proteção no encosto.
O testemunho de época ainda traz a papelada histórica completa com manuais, documentos antigos de circulação, estojo, chave reserva e chaveiro da antiga concessionária Sael de Recife (PE), que na época era revendedora autorizada da Volkswagen.
Uma raridade com todo esse pedigree certamente está cada dia mais difícil de ser encontrada à venda. Este exemplar à venda pela Garagem Brasil Antigos do colecionador Sizenando Braga Coutinho está sendo negociado por R$ 135 mil, valor equivalente ao de um VW Polo Highline zerinho.
No entanto, quais são as chances de encontrar uma relíquia como esta neste estado? A própria Volkswagen tem uma unidade da Brasilia LS 1979 com menos de 500 km rodados em sua garagem (Garagem VW) e que nunca saiu de fora da Fábrica Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP).
LANÇAMENTO DA BRASILIA
VW Brasília em foto da época do lançamento em 1973, como projeto desenvolvido no Brasil por brasileiros Imagem: DivulgaçãoA Volkswagen Brasilia foi lançada em 1973 como um projeto desenvolvido pelos designers brasileiros José Vicente Martins e Márcio Piancastelli. Na mira do Chevrolet Chevette e Dodge 1800 (depois nomeado de Polara), lançados no mesmo ano, o hatch ‘convertido’ em perua dispunha da mesma confiabilidade mecânica do Fusca. No entanto, o chassi era exclusivo e, apesar dos 17 cm a menos, a Brasilia trouxe a vantagem do melhor aproveitamento de espaço interno.
Inicialmente, o hatch da Volks chegou equipado com o consagrado motor 1.6 boxer alimentado com a ajuda de um carburador (60 cv) e, a partir de 1974, com dois carburadores (65 cv). Esta configuração refrigerada a ar e a tração ficam bem ancorados na traseira, um padrão da VW que só seria quebrado no Brasil com o Passat no ano seguinte.
O clássico da Volkswagen chegou a ser equipado também com um motor 1.3 a álcool (hoje nomeado de etanol), a partir de 1980, com dupla carburação e apenas 49 cv. Tendo como consequências o alto consumo e o baixo desempenho, acabou se tornando um fracasso de vendas. O VW Gol chegou a usá-lo em seu lançamento em 1980, e este insucesso foi estendido a ele também.
Em 1982, a Brasilia se despedia do mercado, acumulando muitas histórias e fãs não só no Brasil, mas também nos países nos quais ela foi exportada. Foram mais de um milhão de unidades produzidas, sendo que deste montante, mais de 133.200 exemplares foram destinados a clientes das Filipinas, Nigéria, Venezuela, Bolívia, Chile e Portugal.
O sucesso deste modelo icônico da Volkswagen poderia ter ido além, não fosse a decisão de tirá-lo de linha. A decisão, inclusive, gerou polêmica, considerando que o Fusca, outro modelo cotado para ser descontinuado, era um projeto mais antigo. A introdução do VW Gol foi uma das razões.
