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Projeto NaMoral no CEF 03 de Planaltina realiza eleição do Herói da Integridade

25 de abril de 2025
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Com uma urna eletrônica desenvolvida pelos próprios estudantes, o Centro de Ensino Fundamental (CEF) 03 de Planaltina promoveu, nesta quinta-feira (24), sua primeira eleição do Herói da Integridade do projeto NaMoral. Criada em 2019, a iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Educação do DF (SEEDF), este ano se tornou permanente nas escolas da rede pública de ensino e integra a missão de cultivar valores como honestidade, responsabilidade e empatia entre os alunos.

A promotora de Justiça Luciana Asper, idealizadora do projeto, destacou o simbolismo do momento vivido na escola. “Eles foram além da criação do herói, e também criaram um processo eleitoral completo, com campanha, fiscalização e respeito às regras. Isso é democracia verdadeira sendo praticada no ambiente escolar”, destacou.

A urna eletrônica utilizada na eleição foi uma inovação criada pela própria escola, a partir da experiência com o voto em cédula no ano anterior, com participação direta dos alunos | Fotos: Jotta Casttro/SEEDF

A secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, também esteve presente na votação e aplaudiu a organização e o compromisso da comunidade escolar. “Tudo foi construído pela escola com seus parceiros. Fizeram uma urna planejada para votação, sem influência externa, com respeito às propostas dos sete super-heróis. Foi um processo extremamente democrático e organizado, mostrando o que é cidadania de verdade e educação para a integridade”, enalteceu a gestora.

Victor Ribeiro, professor de Língua Portuguesa do CEF 03, celebrou a participação estudantil nesta etapa do projeto. “Hoje é a entrega da primeira missão da atividade ‘A Escolha do Herói’. Os alunos, após conversas, desenharam e criaram os próprios heróis, cada um representando uma virtude. Tudo culmina neste momento de escolha democrática, em que os estudantes votam para eleger o que melhor representa os valores da escola”, explicou.

A escola atende 492 alunos do ensino fundamental II em tempo integral, e o NaMoral tirou os estudantes da zona de conforto. “Tudo isso aqui, o cadastro dos eleitores, o uso da urna eletrônica, a divulgação dos heróis, foi feito por eles. A escola tem hoje oito partidos, cada um representando uma virtude: respeito, coragem, perseverança, empatia, verdade, bondade, gentileza e honestidade”, contou Victor.

Antes de votar, a secretária de Educação do DF, Hélvia Paranaguá, conheceu melhor heróis, que representavam cada um uma virtude

Tecnologia, criatividade e propósito

A urna eletrônica utilizada na eleição foi uma inovação criada pela própria escola, a partir da experiência com o voto em cédula no ano anterior, com participação direta dos alunos. Ex-aluna do CEF 03, Victoria Vieira, de 15 anos, participou do NaMoral em 2024, quando estava no 9º ano, e hoje atua como líder voluntária no projeto.

Ela compartilha com orgulho a experiência vivida. “Os professores me trataram super bem, me senti acolhida, e isso refletiu na forma como comecei a tratar os outros também”, contou. Victoria destacou que o NaMoral foi essencial para o seu crescimento pessoal. Para ela, a honestidade caminha junto com o respeito. “Se você é honesto, mas não tem respeito pelo outro, está sendo honesto da forma errada. O projeto me fez entender muito mais sobre isso”.

NaMoral: expansão e impacto na rede pública

Criado em 2019, o Projeto NaMoral é uma iniciativa do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) em parceria com a Secretaria de Educação do DF. Utilizando ferramentas inovadoras, como a gamificação, o projeto transforma o processo de aprendizagem em uma experiência lúdica e reflexiva, capacitando os jovens a fazer escolhas alinhadas aos valores que defendem e ao mundo que desejam para si mesmos.

Até o momento, o NaMoral já alcançou mais de 20 mil estudantes de diversas regiões do DF, transformando a maneira como a ética é discutida nas salas de aula. Com a expansão programada para 2025, o projeto alcançará ainda mais instituições de ensino. O sucesso da iniciativa destaca a educação como um poderoso instrumento na construção de um futuro mais justo e inclusivo.

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

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