Ao usar este site, você concorda com a Política de Privacidade e os Termos de Uso.
Accept
Noticiário Brasilia
Facebook Like
Twitter Follow
Instagram Follow
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia
Pesquisar
  • Principal
Follow US
© Foxiz News Network. Ruby Design Company. All Rights Reserved.
Legislativo Municipal

PL de Raiff Matos que proíbe maconha em locais públicos avança na CMM

17 de abril de 2025
Compartilhar

A cidade de Manaus caminha para endurecer ainda mais a legislação contra o consumo de maconha em logradouros públicos. O Projeto de Lei nº 400/2024, de autoria do vereador Raiff Matos (PL), avança na Câmara Municipal, e segue agora para a Comissão de Saúde da Casa, após parecer favorável da Comissão de Finanças, Economia e Orçamento.
A matéria estabelece a proibição do uso de maconha em áreas públicas da capital, incluindo praças, ruas, calçadas, estacionamentos e demais espaços de livre circulação, tanto públicos quanto privados de uso coletivo.
O projeto também cobra de proprietários de estabelecimentos comerciais e de áreas abertas ao público a adoção de medidas que inibam o consumo da substância em seus ambientes.
Segundo o parlamentar, o uso público de entorpecentes em espaços públicos afeta diretamente o convívio social e coloca em risco crianças e famílias que utilizam esses locais.
“As praças e escolas viraram cenário de medo. Quem perde com tudo isso? As famílias de bem”, alertou.
O parlamentar acrescenta que a exposição pública do consumo de drogas é uma péssima influência para crianças e adolescentes.
O projeto já passou por etapas importantes dentro da tramitação legislativa, como a Procuradoria da Câmara e a Comissão de Constituição, Justiça e Redação.
A expectativa do autor é de que, após análise na Comissão de Saúde, o texto seja aprovado em plenário e siga para sanção do prefeito.
Se aprovada, a lei deverá reforçar o controle local sobre o uso de drogas em Manaus, mesmo diante das mudanças no entendimento do Judiciário nacional.
Para o vereador, trata-se de um instrumento para garantir qualidade de vida, ordem pública e proteção às famílias da capital amazonense.
Para saber mais
A iniciativa legislativa surgiu como resposta à decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), que descriminalizou o porte de até 40 gramas de maconha para uso pessoal.
O vereador, no entanto, enfatiza que a decisão do STF não legalizou o consumo da droga em locais públicos — a prática permanece ilícita, embora com penalidades de natureza administrativa, e não mais criminal.
“O que o STF decidiu foi mudar a natureza da punição, mas isso não dá liberdade para ninguém fumar maconha em praça pública ou perto de escolas. É justamente isso que queremos evitar. A rua é do povo, e o povo quer segurança”, afirmou Raiff Matos.
“Nosso projeto propõe que a Prefeitura de Manaus defina sanções administrativas claras para impedir a impunidade”, completou.
Texto: Fred Novaes (assessoria de imprensa do parlamentar)
The post PL de Raiff Matos que proíbe maconha em locais públicos avança na CMM appeared first on Câmara Municipal de Manaus.

Assuntos Câmara Municipal de Manaus - CMM, Estado do Amazonas
Compartilhar este artigo
Facebook Twitter Email Copy Link Print
Painel Informe Manaus de Satisfação: Gostou da matéria?
Love0
Angry0
Wink0
Happy0
Dead0

Você pode gostar também

Vereador Joelson Silva acompanha andamento de obra na Rua das Palmeiras, no bairro Campo Sales

17 de abril de 2025

Paulo Tyrone participa da posse de novos membros da Comissão de Defesa do Consumidor da OAB-AM

17 de abril de 2025

Carlos Pai Amado garante recuperação asfáltica na Avenida Penetração 3, no Japiim

17 de abril de 2025

Vereador Saimon Bessa destaca importância da celebração da Semana Santa e Páscoa

17 de abril de 2025

PL de Roberto Sabino sobre cota de emprego para vítimas de violência vai à sanção

17 de abril de 2025

Diego Afonso propõe implantação de ferramentas de IA nas escolas municipais

17 de abril de 2025
Noticiário BrasiliaNoticiário Brasilia